O Papel das Obras na Salvação: Algumas Teses e Alguns Textos Bíblicos

David Sousa
5 min readApr 20, 2022

--

Tribunal de Cristo

1. O critério utilizado para salvar ou condenar no juízo final serão as obras praticadas em vida (logo, elas são requisitos para a vida eterna — ninguém pode ser salvo sem elas).

Mateus 12:36 “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.”

Mateus 16:27 “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um SEGUNDO AS SUAS OBRAS.”

Mateus 25.31–46 “E quando o Filho do homem vier em sua glória (…), então se assentará no trono da sua glória; (…) E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; PORQUE tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; (…) Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; PORQUE tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; (…)”

Lucas 20:35 “Mas os que FOREM JULGADOS DIGNOS de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;”

João 5:29 “E os que FIZERAM O BEM sairão para a RESSURREIÇÃO DA VIDA; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.”

Romanos 2:5–8 “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual RECOMPENSARÁ cada um SEGUNDO AS SUAS OBRAS; a saber: A VIDA ETERNA aos que, com perseverança em FAZER O BEM, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;”

2 Coríntios 5.8–10 “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba SEGUNDO O QUE TIVER FEITO por meio do corpo, ou bem, ou mal.”

1 Pedro 1.17 “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, JULGA SEGUNDO A OBRA de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”

Apocalipse 20:12 “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, SEGUNDO AS SUAS OBRAS.”

Apocalipse 22:11–12 “Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um SEGUNDO A SUA OBRA.”

2. As boas obras praticadas por aqueles que temem o Senhor são motivo de agrado (aceitabilidade) a Deus, portanto são necessárias à salvação.

Mateus 5:8 “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;”

Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que FAZ a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as PRATICA, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;”

Mateus 10:38 “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”

Mateus 18:32–35 “Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.”

Atos 10:35 “Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme E FAZ O QUE É JUSTO.”

Romanos 2:10 “Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;”

Romanos 2:13 “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas OS QUE PRATICAM A LEI SERÃO JUSTIFICADOS.”

Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR;”

Gálatas 6:7b-9 “tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito CEIFARÁ A VIDA ETERNA. E não nos cansemos de FAZER O BEM, PORQUE a seu tempo CEIFAREMOS, se não houvermos desfalecido.”

Colossenses 3:23,24 “E tudo quanto fizerdes, FAZEI-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que RECEBEREIS do Senhor o galardão da herança [isto é, a vida eterna]”.

Apocalipse 21:27 “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira”

3. Além da justificação declarativa, que é pela fé somente, há uma segunda justificação do crente, na qual ele é realmente tornado justo através das obras que praticou, movidas pela graça, e assim declarado justo no juízo final.

Todos os versículos do primeiro itens anteriores apoiam este, mais os seguintes:

Tiago 2:14 “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? [no último dia]”

Tiago 2.21,24,25 “Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? (…) Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?”

Lucas 1:6 “E eram ambos JUSTOS perante Deus, ANDANDO SEM REPREENSÃO em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.”

1 João 3:7 “Filhinhos, ninguém vos engane. QUEM PRATICA A JUSTIÇA É JUSTO, assim como ele é justo.”

4. As obras não são uma mera consequência da fé com um propósito meramente evidencial.

Apesar de elas serem consequência da atuação da graça em nós, elas realmente executam um papel no processo de nossa santificação, em tornar-nos realmente justos, e não apenas declarados justos. Tiago diz (Tg 2.22) que as obras cooperam com a fé (ou seja, elas também produzem um efeito) e aperfeiçoam a fé. O próprio Paulo está de acordo com isso, pois ele afirma que a verdadeira fé é “a fé que opera pelo amor”, isto é, a fé que atua em obras de caridade (Gl 5.6).

--

--

David Sousa

Alguém fascinado pela beleza da natureza e pela Beleza para a qual ela aponta. Meus principais interesses no momento são Ciências naturais e Teologia cristã.